sábado, 27 de junho de 2009

Afinal, que força é essa?

É perturbador tentar enxergar através de uma lupa a essência de cada um... mas é confortante tentar entender o motivo de cada passo alheio.
A compreensão externa é uma luz para a interna, visivelmente mais complexa, porque na externa podemos colocar hipóteses e se conformar... mas na interna... é... sabemos que não nos tranquilizamos com qualquer hipótese, porque algum sinal de "inverdade" irá apitar e voltaremos à estaca zero por não sabermos ao certo o motivo. Posso até ver nos rastros, que ando caminhando em círculos...
Por isso opto pela visão externa. Crio parâmetros, teorias... até mesmo malucas, mas que para mim fazem algum sentido, até que elas sejam quebradas e crie outras novas.
E de conversa em conversa o motivo de continuar é ainda maior.
Trocando palavras com um amigo, achei a teoria dele um resumo das idéias que compartilhamos:
"Dentro de pessoas fracas há um coração puro e valioso. Infelizmente, nem todos percebem isso, num mundo onde a força é bestamente exigida." - Heider. Não sei bem se foi criação dele, mas se não, a descoberta é equivalência de reconhecimento.
Discordo só na fraqueza das pessoas, creio eu que não são verdadeiramente fracas, porque aprendi por entre conversas que se não cremos ou desconhecemos nosso poder, nada adianta. Então o que lhes falta é descobrir conscientemente que são fortes e que podem, sim, sobreviver ao que o mundo exige.
Ser sensível ( com o "coração puro e valioso") pode ser muitas vezes sofrido, mas é um lado humano que o mundo precisa e que está em extinção. Por isso, abrindo mão desse poder é fechar os olhos ao próximo... passando a ser fortes... aparentemente fortes... E é dessa força que levará a um mundo melhor?!
E na compreensão... continuo a criar minhas teorias...

2 comentários:

Pri Datri disse...

Em uma sociedade que valoriza o exterior e incentiva completamente o culto à beleza acabamos deixando de lado o mais belo que está presente em todos os seres humanos.
Muitas vezes é dificil deixar de lado julgamentos e darmos oportunidade aos outros de serem descobertos mas quando conseguimos aprendemos muito, por isso vale tanto a pena parar e olhar para o lado.
É incrível como pontos de vista diferentes podem contribuir para nossas vidas e podem ensinar, e que bom que não somos solitários nesse mundo!

Gabriel disse...

Acho que é a força que cada um acha que tem né. Pra mim pode ser uma coisa, pra vc outra e pro Heider outra.

E comparações acabam sendo inevitáveis, quase automáticas. Que nem a Pri falou, é dificil deixar de lado julgamentos e nos despirmos por completo de preconceitos. No grosso, o que predomina é a superficialidade...

Concordo com voce Deinha, não somos fracos. E ninguém tem a capacidade de dizer que somos. Só nós mesmos temos a capacidade de dimensionar nossas limitaçoes, e olha que muitas vezes (talvez na maioria delas) nos subestimamos.

Beijo